J.Johns leiloa obra



Foto: Lefteris Pitarakis/AP)



Uma das obras de Jasper Johns "Flag" foi leiloada ontem (terça, 11) em Nova Iorque, no valor de 28,6 milhões de dólares. Isso porque o valor girava em torno de 6 milhões, a obra de Jasper pertencia a Michael Crichton, famoso escritor de "Parque dos Dinossauros" que havia comprado de Jasper há 30 anos atrás. Crichton, morto em novembro de 2008, foi amigo de Johns e era considerado um grande conhecedor da obra do artista americano.






Conheça um pouco Mais sobre Jasper Johns







Jasper Johns nasceu em Augusta na Georgia na década de 30, foi o pioneiro do pop arte, estará completando 80 anos no próximo sábado (15), suas obras são reproduções de objetos tão vulgares como algarismos, mapas, bandeiras, entre suas obras a mais conhecida se chama "three flags" (a esquerda).


Jasper estudou na Universidade da Carolina do Sul, após sua formação ingressou na escola de arte comercial Parsons School of Design em 1952 ingressou no exército, onde foi colocado em Sedai no Japão durante a guerra da Coréia, foi dispensado do exército em 1953, de volta a Nova Iorque conhece Robert Rauschenberg, Merce Cunningham, coreógrafo, Marcel Duchamp e John Cage, músico da vanguarda americana. Junto aprofundam a cena da arte contemporânea, ao mesmo tempo que começam a seguir os seus próprios caminhos na arte. Os seus primeiros trabalhos tinham por base temas simples, como bandeiras, mapas, alvos, números e letras. O tratamento peculiar dado às suas telas, tem origem numa técnica denominada encaústica, que consiste em diluir a tinta em cera quente. Mais tarde, em 1958, Johns acrescenta relevo aos seus quadros, colocando neles objectos reais, como escovas, latas, pincéis ou letras. O seu trabalho caracteriza-se, assim por ser paradoxal.

Ele também fez uma participação especial no seriado o Simpsons como ele mesmo. John Jaspers reside, atualmente em Sharon, Connecticut, nos Estados Unidos.


0 comentários:

Postar um comentário